quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dormir pouco = comer mais


Todos sabemos o quanto uma noite de sono bem dormida e uma alimentação balanceada são fundamentais para nossa saúde e qualidade de vida. Mas, quando há um desequilíbrio no primeiro quesito, quem sofre é o segundo e naturalmente o corpo inteiro percebe as conseqüências.




Uma pesquisa da Clínica Mayo, dos Estados Unidos, revelou que noites mal dormidas podem fazer com que o indivíduo coma mais e assim deixe o caminho livre para sobrepeso e obesidade.



A análise foi feita com 17 adultos jovens saudáveis de ambos os sexos durante oito noites. Metade do grupo dormiu normalmente e a outra parte dormiu uma hora e 20 minutos a menos, sendo que todos podiam comer o quanto quisessem.

Os cientistas testaram se a falta de sono alterou os níveis dos hormônios leptina e grelina (ligados ao apetite), aumentaram a quantidade de comida e afetaram a energia queimada por meio de atividade física.

Os voluntários que não tiveram noites de sono completas consumiram, em média, 549 calorias adicionais por dia. A energia que os grupos utilizaram para se exercitar não apresentou alterações significativas, sugerindo que os que descansaram menos não queimaram calorias extras para compensar.


De acordo com o co-autor da pesquisa, Andrew D. Calvin, a privação do sono é um problema crescente e num quadro geral, 28% dos adultos relatam ter seis horas ou menos de sono por noite.

A equipe de pesquisadores ressaltou que é fundamental realizar levantamentos maiores sobre o assunto para comprovar os resultados.




Comentários
2 Comentários

2 comentários: